CARTA ABERTA DOS ESTUDANTES DE RONDÔNIA
Desenvolvimento Já !
“Odeio os indiferentes. Acredito que viver significa tomar partido”
Antonio Gramsci (1891-1937)
Os estudantes de Rondônia tomam partidos! Não dá pra ficar em cima do muro, nós queremos mais e melhores empregos, uma escola e uma educação com mais qualidade e em maior quantidade, professores dispostos, comprometidos e bem remunerados. Não somos apenas os estudantes da meia-entrada, do voto aos 16, do fora Collor, ou do petróleo é nosso!
Nosso Estado vive um momento especial em sua história, são grandes empreendimentos que irão mudar a vida da nossa população e região, são as duas Usinas do Rio Madeira (Santo Antonio e Jirau), construção de Shoppings Centers e Gasoduto URUCU-PORTO VELHO. Felizmente as usinas e os shoppings já tomam os devidos nortes para a sua viabilização, e o gasoduto? Até onde sabemos, está fora do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). Queremos chamar atenção da população rondoniense e pressionar os governantes em todas as suas esferas, a tomarem partido e junto a nós somarem esforços para tornar o gasoduto uma realidade.
Obras do gasoduto
A construção do gasoduto Urucu-Porto Velho terá 530 quilômetros de comprimento e capacidade para transportar 2,3 milhões de m³/dia. A bacia de Urucu (AM) é a maior produtora de gás natural em terra no Brasil, com capacidade de produção diária de 9,9 milhões de metros cúbicos de gás.Desenvolvimento para a região
Dados da Eletrobrás indicam que a região Norte está numa fase de crescimento de consumo de energia elétrica. Os valores projetados até 2008 são de um crescimento anual de 8,5%, bem acima da média do país que gira em torno de 5%. A proposta de implantação do gasoduto Urucu-Porto Velho irá contribuir para o suprimento de parte da demanda energética da região amazônica, possibilitando o incremento e a melhoria acentuada nos níveis de eficiência, qualidade e produtividade de energia elétrica no estado de Rondônia, bem como nos segmentos industriais da região.
Um combustível limpo
O Gás Natural é o combustível fóssil mais limpo que existe. Sua queima tem menos resíduos que outros combustíveis derivados do petróleo. Mas, não é só. Por ser mais limpo, o gás natural aumenta a vida útil das termoelétricas e equipamentos que o utilizam como combustível, reduzindo também seus custos de manutenção. O gás natural não é só melhor, como mais seguro. São necessárias grandes quantidades para asfixiar ou causar explosões. Para o gás se inflamar, a temperatura precisa ser superior a 620 ºC. Por ser mais leve que o ar, ele se dispersa mais rapidamente na atmosfera, reduzindo ainda mais os riscos de acidentes em casos de vazamento. Além disso, as demandas mundiais pela utilização do gasoduto como meio de transporte do gás natural têm propiciado o desenvolvimento tecnológico nessa área, com materiais de qualidade superior e de fácil manejo, permitindo a implantação de empreendimentos seguros e eficientes, bem como o desenvolvimento de sistemas de controle/gerenciamento mais eficazes.
Ministério de Minas e Energia
Por outro lado, os empresários rondonienses têm visto o Ministério de Minas e Energia divulgar leilão para construir uma linha de transmissão visando a interligação elétrica de nosso Estado ao resto do País. Ora se isto ocorre, não haverá mais razão para construir o gasoduto, considerando que o maior mercado deste gás são as geradoras de energia. Teremos a perda de arrecadação de ICMS, pois não haverá mais comercialização deste combustível, ou de outro, perderemos R$ 170 milhões por ano. Então quem ganha com isso? Quem vencer a licitação e passar a cobrar pelo fluxo de energia! Com a construção das hidrelétricas do Madeira, será necessário interligar nosso Estado ao resto do Brasil, ou seja, faríamos uma interligação agora, com baixa capacidade e logo depois faríamos outra com capacidade para escoar a energia das hidroelétricas do Madeira, deixando a primeira interligação sem uso.
Há previsões de que a energia do chamado sistema interligado, do qual faremos parte caso a interligação ocorra, apresenta-se com um déficit de aproximadamente 1,3 Gwh de energia, estaríamos saindo de uma posição onde temos energia suficiente ao nosso desenvolvimento para uma situação de vulnerabilidade, não alcançamos onde os interesses do Brasil ou de Rondônia estão contemplados nesta obra.A realidade do Estado pede primeiro, condições de competir em igualdade de condições com os demais Estados, ofertando gás natural nacional e energia elétrica de boa qualidade em quantidade suficiente ao desenvolvimento, em seguida a implantação das usinas do Rio Madeira, obra que será beneficiada com a disponibilidade de gás natural, depois abrimos o nosso mercado com a interligação, fazendo uma interligação robusta, com capacidade de exportar nossa energia competitiva, gerada com hidroeletricidade ou com gás natural nacional.
Interligar agora com uma linha de baixa capacidade apenas com o propósito de inviabilizar o gasoduto e reduzir nossa arrecadação de ICMS não nos parece correto com o povo desta região, nem com o povo Brasileiro.
Benefícios do Gás Natural
ü Gás natural em Porto Velho é: Geração de 2.000 empregos diretos para pessoas da região;
ü Maior geração de riqueza no comércio e na prestação de serviços. O gás faz surgir novos negócios ligados ao uso do gás em padarias, cerâmicas, oficinas mecânicas e lojas que comercializam equipamentos a gás.
ü Atração de investimentos industriais em nossa economia, somos Amazônia Legal, logo, temos linhas de crédito mais atrativas que outras regiões do Brasil;
ü Reduzimos a emissão de poluentes gerados na queima de UM MILHÃO de LITROS POR DIA de combustíveis;
ü Reduzimos à metade a quantidade de óleo transportado no Rio Madeira, minimizando o risco de acidente ambiental grave;
ü O Brasil reduzirá cerca de R$ 500 milhões gastos ao ano para geração termoelétrica a diesel em nossa região, reduzindo a dependência da CCC;
ü Nossos taxistas, terão oportunidade de melhorar sua renda familiar consumindo um combustível mais limpo e mais barato que a gasolina;
ü Modificando nossa matriz econômica, permitindo a abertura de novas atividades industriais, de serviços e comercial, reduzimos a pressão exploratória sobre a floresta e demais recursos naturais extrativistas.
Acreditando nas mudanças, conclamamos a todos, juventude, trabalhadores do campo e da cidade, empresários, políticos e estudantes a abraçarem esta causa de forma conscientes e comprometida.
GASODUTO JÁ – EU QUERO AGORA!!!
Assinam esse documento:
Organizações UEE/RO – UERES – UNE – UBES – Grêmios Estudantis
Governo do Estado de Rondônia – Prefeitura de Porto Velho
DEPUTADOS FEDERAIS MOREIRA MENDES – EDUARDO VALVERDE – SENADORES VALDIR RAUPP E EXPEDITO JÚNIOR – DEPUTADO ALEX TESTONI – VEREADORES HERMINIO COELHO – DAVID CHIQUILITO ERSE – LANCHE SANDUBA´S – HAMILTON CASARA – FACULDADE SÃO LUCAS – PROFESSOR RAIMUNDO – SINDICATO DOS TAXISTAS.
Saiba mais: www.pordentrodatecnologia.com.br, informações direto da Petrobras.
Telefones: 99610656 – 99021488 – 84156444
>>>>> <<<<<
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
LEIA NA INTEGRA A CARTA ABERTA DOS ESTUDANTES
![](http://4.bp.blogspot.com/_4HKUHirY_2U/TIBWIk5TsUI/AAAAAAAABic/zPYi-iuOLTg/date.png)
![](http://3.bp.blogspot.com/_4HKUHirY_2U/TIBWhW5_9ZI/AAAAAAAABkE/ozQci0lBi6Y/user.png)
Quem sou eu
- "Ouça o que eu digo não ouça ninguém..." engenheiros
- Candeias do Jamari, Rondonia, Brazil
- Sincero, honesto, direto... minhas atitudes indicam melhor meu perfil, poste seus comentários e me envie suas sugestões..
0 comentários:
Postar um comentário